segunda-feira, janeiro 30, 2006

AVISO URGENTE

Caros Amigos Cósmicos:

É com muita pena e desilusão que tenho de vos transmitir que por motivos de força maior não poderei de forma alguma comparecer ao Jantar/Tertúlia Cósmica!!!
Acontece que tenho um familiar gravemente doente em Lisboa e este fim-de-semana ficou decidido em família que na próxima Sexta-Feira dia 3 de Fevereiro partimos para Lisboa para lá passar o fim-de-semana junto desse mesmo familiar e só voltarei no Domingo dia 5.
Assim, peço-vos mil desculpas, mas como compreendem para além de não ter culpa deste imprevisto de ultima hora, é completamente impensável eu não me deslocar a Lisboa por este motivo.
Informo que o Jantar estará na mesma combinado e o Restaurante falado com o dono, que é meu amigo, se esse for o vosso desejo!
Por conseguinte peço que com o máximo de urgência me informem se mesmo com este contratempo de ultima hora pretendem realizar o Jantar na data prevista (dia 4 Sábado), ou se o pretendem adiar para fim-de-semana a combinar mais a frente.

Mais uma vez as minhas sinceras mil e uma desculpas.

Email- renatoribeirogaia@msn.com
Tlm- 91 491 10 60

sexta-feira, janeiro 27, 2006

Jantar - ACTUALIZAÇÃO!

Por muito chato que seja e por muito que possa custar a alguns tem mesmo de ser...

DIA 4 de FEVEREIRO de 2006
RESTAURANTE “O MURO”
Concentração na PRAÇA DA RIBEIRA do PORTO às 20h00

Presenças CONFIRMADAS:
- Renato Ribeiro
- Xanaer
- Miguel V. Carvalho
- Fernando Pessoa
- Johny
- Rui Damas
- Despertador
- Bequitas

Presenças A CONFIRMAR:
- Nuno Silva Leal
- Lou Andreas-Salomé
- Manuel Fernandes Silva
- Carlos Morgado
- "Amiga" da Bequitas (eheheh)

FALTAS Confirmadas:
- Macedo
- Cokeina

Visão RAIO X

Para ser sincera, nunca fui muito selectiva no que concerne a amizades pois acredito que, sendo nós seres humanos, temos que nos dar com os nossos pares da melhor forma possível. Mesmo que isso nos faça, por vezes, engolir alguns sapos para que tudo fique bem e não ocorram situaçoes de conflito. Mas confiava que este esforço era recíproco e as outras pessoas, em determinadas situaçoes, também o faziam e, assim sendo, a compreensão e paciência cresce e desenvolve-se nas duas partes pois ninguém é perfeito.
"Eu entendo-te porque reages assim e tu também entendes porque reajo desta maneira".
Comecei a sentir, com uma frequência que me deixava angustiada, que quem tinha de entender sempre tudo era eu. A empatia ocorria maioritariamente num sentido unidireccional. Sempre apelando à minha paciencia, que é bastante diga-se de passagem, chamava a mim mesma uma espécie de personificação do verbo de encher. E fui assim durante muitos anos. Mas felizmente as pessoas crescem, experimentam situaçoes diferentes e conhecem outros sentimentos.
Através do recurso a monólogos interiores, muito do escuro se torna claro e, quando nos afastamos das situaçoes concretas numa tentativa de análise do nosso comportamento, tendo sempre presente as nossas respostas aos comportamentos dos outros - e vice versa - comecei a ver que me punha sempre em 2' plano. Que nao me importava de apanhar por tabela se isso fizesse com que o outro se sentisse bem. Assustei-me pois aí apercebi-me que os meus niveis de autoestima estavam muito aquém do que era suposto. Não, nem pensar numa coisa destas... As pessoas que me desculpem mas antes de gostar muito de alguém ou ajudar alguem tenho que gostar imenso de mim e ajudar-me a mim mesma. Caso contrário, nada funciona ou ha sempre qualquer coisa que falha. E era isto que estava a falhar. Eu fazer notar a minha posiçao, ao invés de encolher os ombros e, sorrindo, mostrar que estava sempre tudo bem! Tendo habituado muitas pessoas a este comportamento, ao me tornar mais EU (e, se fosse preciso, dar dois berros para que se lembrassem que eu estou ali) criei algumas inquietaçoes em quem não estava à espera desta mudança de atitude.
Ao ver estas reacçoes, sou sincera... sinto-me a pessoa mais feliz do mundo. Nao por, para determinadas pessoas, me ter tornado uma espécie de persona non grata (o que nao é motivo de felicidade para ninguem) mas porque assim vejo, com mais facilidade, quem se apelida de meu amigo familiarizando-se com a minha maneira de ser e de estar e não porque, ao usar o termo amizade sem sequer saber o que é, pensa que isso lhe trará benefícios em qualquer coisa. E esta amizade que tem em vista uma espécie de payback posterior, infelizmente, foi o que mais encontrei vida fora.
Mas nem tudo sao más noticias.
Tive azar nas pessoas de quem me aproximei mais... Mais e demais! Mas outras amizades se encetaram e, por incrivel que pareça, de quem menos estamos à espera. A amizade é algo que se constrói uma vida inteira. O processo não tem a duraçao de um ano, de um trabalho, um projecto, um semestre. A sensaçao de ser um pião e alguem puxar a corda e rodarmos, rodarmos, rodarmos (sem saber bem quando vamos parar) aconteceu-me várias vezes. Tendo algumas delas me deixado deveras tonta... tanto que raramente me sentia sobria, estando a minha mente numa constante doença acompanhada por nauseas próprias do enjoo.
Foi no acumular de alguns destes pensamentos que fiz um "pause" no filme da minha vida e pensei recorrendo maioritariamente à razão em detrimento do coração. Concluí que a culpa dos enjoos e do mau estar era toda minha!
Como ser humanos que somos, temos a tendência de deixar a culpa morrer solteira já que ninguém quer ficar com ela... Mas seria cobardia de minha parte lavar as mãos em todo este processo. As pessoas sao todas diferentes e ainda bem que o sao. Nós somos seres inteligentes, temos a capacidade de discernir ou, pelo menos, decidir o que queremos para a nossa vida. Mais importante que essa decisão é a capacidade de sabermos o que não queremos. Eu sei bem aquilo que não quero mas se tiver que conviver com o que não quero, hei-de faze-lo, sem nunca voltar a cair no erro, outra vez, de esquecer a minha individualidade e mostrar quem e aquilo que sou. Ninguém é mais importante que eu.
E se os outros nos fazem sentir mal ou infelizes com alguma coisa, a culpa é nossa porque lhes demos espaço para isso!


ps- esta viagem surgiu após uma conversa com uma amiga. Esta sim, AMIGA. "Dizemos tantas vezes gosto de ti, adoro-te (e os mais ousados dizem até Amo-te)... Para quando dizermos mais vezes gosto de mim, adoro-me e amo-me?"
E nao, nao se confunda aqui amor próprio com narcisismo... Se bem que o Narciso dá uma lição de vida a muita gente.

Do capital (ou será da Kapital?)

Esta semana, como muito bem me referiu o Renato, isto anda com muita qualidade. Antes de mais, bem vinda a Cokeina, que tem imenso talento para a escrita - já para escolhas partidárias deixa imenso a desejar, mas também sendo bracarense anda muito longe de ser perfeita...

O Renato e o criador cósmico Miguel voltaram com um apelo às armas (ou aos votos...) - o que no dia em que se sabe que a força dos cintos de explosivos e das armas ganharam umas eleições numa democracia de opereta do médio oriente é no mínimo estranho, mas compreensível, face ao reconhecido pessimismo nos partidos políticos (ou nos políticos?), pelo que vos deixo como sugestão de leitura o texto do Pacheco Pereira, no Público e no Abrupto, "A LENTA DISSOLUÇÃO DOS PARTIDOS".

O meu amigo Pires, que me engajou nesta constelação cósmica, trouxe à liça a 1ª encíclica do Papa Bento XVI, falando-nos de Deus e do amor... E sabes, acho que esse é um dos principais problemas da humanidade hoje: não é que haja quem não acredite em Deus, é que haja quem já nem sequer acredite no amor...

Por fim, last but not least, temos o nosso Damas, irreverente e com uma ponta de sofisticação, sempre pronto para atacar o Capital! Mas depois de ler aquela dos cocktails, a primeira coisa que me veio à cabeça é que ele devia estar a sair da Kapital... Brincadeira... Apesar de o fazer de uma forma algo "violenta" (mais influências palestinianas?) ele coloca aqui uma série de questões que me parecem essenciais nos dias que correm.

Que esperamos nós deste Governo? As medidas cegas que tem tomado, a forma arrogante de tratar os problemas que tem assumido? Que esperamos nós do novo Presidente da República? Que seja interventivo como Soares no 2º mandato ou que seja "mosca-morta" como Sampaio nos primeiros 9 anos de mandato? Estaremos nós a entregar o poder, seja ele o autárquico ou o executivo nacional, a pessoas de bem que queiram resolver os problemas que afectam o nosso país? Haverá mais vida para além do défice, como ousou dizer certa vez o ainda Presidente Jorge Sampaio ao então 1º Ministro Durão Barroso? O capital estará mal distribuído para exigir uma correcta redistribuição, sendo culpa dos "capitalistas" todo o mal que assola o nosso país ou estará nas greves, na falta de empenho dos trabalhadores, no excesso do consumismo da sociedade alimentada anos a fio pelo Governo do Eng. Sócrates a causa desta depressão que atravessamos? Irá Scolari convocar Quaresma ao Mundial? E Vítor Baia, irá retomar a baliza do FC Porto ou arrisca-se a ficar no banco e ir ao Mundial por via desse mesmo facto? Tudo perguntas cuja resposta não encontro mas que nem numa pausa de um qualquer chocolate enquanto saboreio um qualquer cocktail me faz discernir assim tão facilmente...

Talvez, quem sabe, essas respostas estejam no Muro, entre um chouriço assado como mandam as boas regras e uma francesinha banhada naquele molho cujo segredo nem pelo amor de Deus o cozinheiro alguma vez confessará...

Bolas, vou mas é dormir que estas cósmicas derivas nocturnas amanhã vão fazer-me adormecer na depois do despertador (não, não és tu, Xavier...) tocar duas vezes, como o carteiro! Safa...

quinta-feira, janeiro 26, 2006

momento KitKat

Hoje parei... Quis andar só no pensamento, sem qualquer tormento dentro de mim! Quis sentir a paz, saborear o gosto de estar assim... Só comigo e com o vento. Senti-lo naquele momento e deixar-me levar pelo enredo... Recuperar a liberdade! Perder o medo! Não recear... E voar! Ter vontade de rir. E chorar!
Correr, saltar, ir e renascer. Abrir os olhos e saber que é bom sentir...
É bom viver!
Hoje parei... Quis provar o gosto da vida. Reter cada ingrediente. Fazer do mundo o meu cardápio. Do alimento, a minha mente! Quis ir mais além, conhecer o limite do sentimento... Testar a minha coragem! Saber a gramagem do sofrimento!
Hoje parei... Quis ver o mundo andar em meu redor. Mascar o que a vida me deu de melhor. Sentir a fricção do tempo na face... Desejar que esta sensação não passe! Transformar em horas os segundos e afastar fantasmas vagabundos!
Queimo as veias com o fogo do sangue que a toda a hora atiço! Sou feliz e tenho consciencia disso... Olho-me no espelho e todo o meu corpo sorri!
Sei que parei... Porque cresci!
K

Abstenção como Arma

Vou afirmar aquilo que venho dizendo há algum tempo a esta parte: "Nunca mais irei votar enquanto não existir uma forma de garantia do cumprimento dos programas eleitorais".

Caros observadores cósmicos, sou um democrata convicto, um liberal, quase anárquico, não o sendo na totalidade por saber das perversidades da condição humana e da impossiblidade da manutenção da ordem, da paz e da justiça com semelhante característica associada à nossa espécie. Apenas gosto de dizer quase anárquico como reforço dos valores liberais, quer no campo económico quer no campo das questões sociais, morais e éticas.

Sou um defensor da democracia e como tal não mais pactuarei com a sua morte lenta. As mentiras sucessivas e sem consequências para quem as afirma retiram credibilidade e confiança ao sistema.

Seria muito fácil encontrar um mecanismo de controlo e que garantisse o cumprimento das promessas sob pena do político em causa ser destituído do cargo. Claro que competiria ao Presidente da República essa tarefa de avaliação. Basta haver vontade para que tal se concretize. Mas neste ponto devem estar todos de acordo, de uma ponta à outra da Assembleia, lutando pela impunidade. Vejam lá que os deputados até criaram uma lei que os retira da barra dos tribunais enquanto exercerem o cargo...

A mim não me enganam mais. A mim não me fazem mais sentir um parvo, ignorante e estúpido que cai uma, cai duas, cai três, cai as vezes que for preciso. NÃO. BASTA.
Se na vossa vida pessoal houvesse uma pessoa que mentisse consecutivamente, como reagiriam? Continuariam a depositar confiança nela? Pois, claro que não!!! Então por que carga de água é que temos que depositar confiança em desconhecidos que nos mentem com quantos dentes têm?

Do meu ponto de vista, o povo deve abster-se, retirando assim a confiança e a legitimidade a quem governa.

O POVO ( E AQUI É QUE TÊM QUE ENTRAR OS MOVIMENTOS CÍVICOS) DEVE OBRIGAR OS POLÍTICOS A RESPONSABILIZAREM-SE PELAS SUAS ACÇÕES OU NÃO ACÇÕES.

OU A DEMOCRACIA MORRE. E NÃO TARDA MUITO.

A ARMA DO POVO!

Nem sempre o líder é digno do povo!!!

Ser popular é, por vezes, tentadoramente fácil. Ser impopular é, por vezes, necessariamente difícil. Pertencer ao poder é, por vezes, perigosíssimo para qualquer racional que se preze.
A cabeça é, quase todas as vezes, o primeiro órgão a ser abatido! Segue-se o coração! Perde-se a auto-estima moral!
Todos os apoiantes do poder (pelo voto, pelas armas, pela exaltação, pela indiferença) participam do poder. Eleitos e eleitores são um indivisível corpo. Governantes e tolerantes formam um conjunto indisfarçável.
Não foi com o meu voto que “ele” foi eleito…mas “ele”, também não me distanciou do poder, pois não sou tido como abstencionista.
O poder apenas se legitima pelo seu exercício e não pela contingência do sufrágio.
Lembro-me bem, com certeza até bem demais! Das cargas policiais na Ponte 25 de Abril, da introdução das propinas e por ai além…até dos famosos “tabus”.
Mas, apesar disso, sou e serei um democrata, um homem livre e não quero de forma alguma perder a cabeça, muito menos abater o meu coração. Acredito e quero um poder escolhido pelo povo, seja ele qual for! E aceito-o de bom grado! Um poder onde o mais impopular posso dizer de sua justiça e a sua opinião tenha o mesmo valor que a do mais popular.
Tenho medo, tenho muito medo…que a nossa democracia comece a degradar-se e a encobrir uma ditadura!
NÃO…NÃO quero que seja verdadeiro aquilo que ouço do meu amigo de infância, do meu colega de café, do meu vizinho e do meu próprio colega de faculdade quando diz: “Eles são todos iguais! Políticos e politica é tudo a mesma coisa, nem quero ouvir falar disso.” Ou pior ainda: “Isto falta é um Salazar!” NÃO...NÃO admito este tipo de pensamento.
Já que os recuados intelectuais dão as cartas da democracia, cercados pelo critério da quantidade, ao menos que seja o povo a ditar o veredicto! Aos inadaptados compete afirmarem-se do contra, sem contemplações. Eu sei que estes, não querem, jamais ouvir, como outros ouviram em tempos idos da boca de D. Pedro: “Desculpa meu povo, por te obrigar a ser livre.”
Não vacilemos, apesar da imensidão do objectivo.
Em época de conturbado refazer doutrinal, no Ocidente e no Oriente, revejam-se éticas e dialécticas. Acima de tudo não nos vamos deixar “nacionalizar” por multidões nem “reprivatizar” pelos seus condutores.

Liberdade ou Morte, o Voto é a Arma do Povo!

quarta-feira, janeiro 25, 2006

"Deus é Amor"

Foi hoje divulgada na integra a primeira encíclica do Papa Bento XVI, denominada “Deus é Amor”, o documento pontifício dirigido aos Bispos de todo o mundo e, por meio deles, a todos os fiéis, torna-se uma recomendável leitura mesmo a quem não acredite em “Deus” e/ou a quem não acredite na “Amor”

Ler Aqui

A minha nova agência de viagens

Pois, isto dos vícios... tem muito que se lhe diga! E ceder a eles entao... mas que tentação ingrata essa. Deixam de ser tentação quando lhes dizemos que sim... Peso na consciência porque o fizemos... Mas satisfação ímpar pelo acto feito!!
De tantos vícios que tenho -adianto já que são muitos, a começar pelo vício da vida- um que aparece imediatamente a seguir caso os listasse é, sem dúvida, o de pensar. Uso o pensamento como objecto de prazer, de sabor, de alienação e construo um mundo longe deste que piso trocando-o por outro, em que levito. E este vício, quem o experimenta, sabe que é terrível. Prende-nos de tal forma que chegamos a sentir estímulos esquizofrenicos várias vezes ao dia, testando o pé na profundidade do mar em que naufragamos. "Ah! Ainda chego fundo... Posso avançar mais!" E lá vamos nós... a sorrir, de olhos fechados e a respirar fundo! Viajo por mundos inteiros, este e tantos outros que nunca vi, que nunca lá estive mas conheço-os bem... pelo cheiro, pela sensação que me causam quando sei que entro neles. As sensações são várias... diria até múltiplas.
Fico-me grande parte das vezes pelo acto de pensar...
Quando o escuro do fechar de olhos desaparece... os pés já estão bem na terra. Sinto-me bem assente no chão - e pufff... A bolinha de sabão rebentou... e as sensações diluiram-se no champô. Ooohh, quero voltar lá. Sentir aquilo outra vez. Vá lá, só mais uma vez. Mas agora nao posso. Tenho de seguir os passos dos terráqueos porque também sou um... disfarçado! Se ao menos tivesse os relatos das minhas viagens num livro sempre podia viajar sempre que quisesse e me apetecesse nesta minha urgência. Sinto-me capaz de ser pioneira de uma agência de viagens com destino apenas a estes mundos. - Foi para dar resposta a este vício de pensar que nasceu o vício de escrever.
São irmãos.
Não gémeos porque nao apareceram ao mesmo tempo mas quase. A escrita ajuda o pensamento na sua organização. O pensamento ajuda a escrita na fantasia e divagação que lhe é intrínseca. Irmãos simbiontes é o que são. E eu sou a mãe destes dois irmãos. Dos meus apenas. Porque filhos destes... já vi que aqui há muitos. E não, não são filhos orfãos.
Tomando esta comunidade como uma bola gigante de sabão, espero contribuir para a leitura assídua de muitos viajantes que, nao podendo sonhar ou andar de olhos fechados o dia inteiro possam, aqui, de olhos bem abertos, ter constantes bilhetes de ida e volta para aqueles mundos que nos fazem tirar os pés do chão.
Como boa cokeina que sou... pura, purinha... a DDR* (dose diária recomendada) será equilibrada. Longe de mim querer provocar overdoses...

K

Cidadania

Com o resultado de mais de 20% da candidatura de poeta Manuel Alegre à presidência da república, varias questões se colocam actualmente, existe espaço para um movimento de cidadania? Existe espaço para mais um partido de esquerda? Quererá o Alegre sair do PS?....?

Confesso que sou um admirador de movimentos de cidadania, pois a sociedade está farta de politicas, políticos, partidos, politiquices,….. mas a forma de cidadania a ser fabricada terá de ser executada por pessoas totalmente independentes, não por pessoas que dedicaram e dedicam a maior parte da vida à causa partidária, como foi o caso de Manuel Alegre, nem poderá estar demasiado amarrada à esquerda, como é o caso do poeta.

O candidato poeta afirmou no dia do apuramento dos resultados eleitorais que estará sempre disponível para dar voz à cidadania e para novos combates e novas causas.
“aquilo que em tão pouco tempo conseguimos, contra tudo e contra todos, contra ventos e marés, foi por assim dizer um milagre cívico. ….. que há mais espaço de cidadania para além dos partidos políticos e que movimentos cívicos desta natureza são necessários à renovação da democracia e dos próprios partidos políticos.”

Vamos aguardar o desenrolar de novos capítulos?
No meu entender, no médio prazo a cidadania do Alegre deixara de ter espaço de acção na sociedade portuguesa, poderá apenas ter algum palco de actuação no congresso do partido, mas que servirá de nada, pois terá de lutar contra o primeiro-ministro e o governo.

terça-feira, janeiro 24, 2006

JANTAR CÓSMICO










Caros Cósmicos:

Pelo que me foi dado a entender, a maioria senão mesmo todos, preferem o DIA 4 de Fevereiro como data para o nosso Grande Jantar/Convívio Cósmico.
Assim, comecei já com os preparativos para o grande festim que se avizinha e tomei a liberdade de escolher um MAGNIFICO Restaurante Típico do Porto, situado numa das famosas muralhas da Ribeira, mesmo “em cima” do Douro, daqueles que têm um ambiente, que penso ser o, exactamente apropriado para o efeito, musica e decoração a condizer…já para não falar dos EXTRAORDINÁRIOS pratos e petiscos típicos da cidade InBicta.

O Restaurante chama-se “O MURO” e situa-se no coração da Ribeira do Porto, os preços são completamente acessíveis a qualquer normal bolsa em crise.

Aconselho desde já o seguinte Menu:

- Chouriço Assado; Broa; Azeitonas; Presunto e afins
- Tripas à Moda do Porto (as melhores que alguma vez comi em toda a cidade); Bacalhau (de qualquer forma e feitio); Francesinha e Cabrito (só disponível em alguns dias)...depois existem sempre os pratos normais para os esquisitos.
- Baba de Camelo; Toucinho-do-céu; Fruta…
- Café e Digestivos a gosto.
- UM BOM COPO DE VINHO DO PORTO

CONSELHO: todo este Menu deve ser, do inicio ao fim, regado com o Melhor Vinho Tinto da cidade do Porto e arredores, o famoso "vinho tinto de Cuba" do Restaurante “O Muro”.

Preço estimável: entre 15 a 20 Euros por pessoa.


Programa de Festas:

Dia 4 de Fevereiro de 2006

20h00 – Concentração dos Cósmicos, junto ao famoso “Cubo”, mesmo no centro da Praça da Ribeira do Porto.

20h30 – Inicio do repasto e da tertúlia.

01h00 – Fim (previsto) do referido repasto e tertúlia.

01h30 – Deslocação para sítio a combinar.

MUITO IMPORTANTE:
Como o Restaurante é pequeno, podemos ter a sorte de ele ser literalmente só para nós!!! Por isso, necessito urgentemente que me confirmem a vossa presença para poder marcar os lugares o mais rápido possível. No caso de trazerem acompanhantes avisem-me!

Contactos:

E-mail: renatoribeirogaia@msn.com
tlm- 91 491 10 60

domingo, janeiro 22, 2006

PR Resultado


CAVACO SILVA 2739331 Votos 50,59%
MANUEL ALEGRE 1122125 Votos 20,72%
MÁRIO SOARES 776618 Votos 14,34%
JERÓNIMO SOUSA 465566 Votos 8,6%
FRANCISCO LOUÇÃ 287631 Votos 5,31%
GARCIA PEREIRA 23584Votos 0,44 %

4257 freguesias apuradas e 3 freguesias por apurar

"Habemus" Presidente

A Acompanhar os Resultados: http://www.presidenciais.mj.pt/html/ISD23.html

Portugal!

Portugal! Portugal Maior! Portugal venceu, venceu o Prof. Cavaco Silva. Hoje Portugal está um pouco maior! Viva Portugal!

Ja temos Presidente!

Cavaco Silva é o NOSSO Presidente!

gostava de ver as vossas analises aos resultados, principalmente no que diz respeito ao duelo Alegre/Soares.

parece-me que o PS é o maior derrotado, por ter escolhido uma estrategia errada. mas falamos disso mais tarde. é hora para festejar! (pelo menos pra mim!)

PORTUGAL JA ESTA MAIOR!

Falta pouco...!

... falta muito pouco para sabermos quem sera o nosso representante maximo para os proximos 5 anos (quem sabe 10...).

Cavaco Silva, será, na minha opiniao, um justo vencedor. principalmente pela postura estadista que demonstrou durante toda a campanha.

e parece-me claro que não havera segunda volta!

a ver vamos...

sexta-feira, janeiro 20, 2006

JANTAR CÓSMICO

Pessoal:

Tal como tinha ficado combinado, pelo menos implicitamente, estou disponível para organizar o próximo Jantar Cósmico em Gaia.
Como já vos disse, só preciso de saber o DIA e a HORA que mais convêm à maioria!!!
Tudo o resto não precisam de se preocupar…tratarei de arranjar restaurante apropriado para o convívio e a tertúlia…pratos e vinhos a preceito…sobremesas…digestivos e café…
Se for o desejo da maioria também posso tentar desencantar umas entradas em Guest List numa das muito boas discotecas do Porto, ou então planear um programazinho mais calmo num dos magníficos bares da cidade Invicta.

Desde já proponho como data, as únicas noites livres que tenho nos próximos tempos:

Sexta, DIA 3 de Fevereiro 2006
Sábado, DIA 4 de Fevereiro 2006

Fico à espera de comentários, sugestões e afins…

P.S.1- Para jantar preferem tasco típico, onde se come “piorzinho” mas se bebe MUITO BEM…ou restaurante “normal” onde se come melhor mas se bebe pior?!? Heheh…fica à consideração.

P.S.2- Tirem da ideia irmos ao Passerelle depois de jantar porque o dono tá preso!!! Ao Club Champanhe também não deve dar muito jeito porque vão meninas!!! Ihihih…escusam de me mandar Mails a implorar!!! heheh...

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Soares de novo...?

soares acaba de dizer no seu comicio (a esta hora?!) que esteve sempre presente quando portugal precisou dele.

permitam-me corrigi-lo (a idade nao perdoa...):

SOARES APARECEU SEMPRE QUANDO PRECISOU DE PORTUGAL!

o que fez soares por portugal? ainda ninguem me respondeu...

Parabéns

Hoje o nosso Cósmico, Miguel Carvalho, festeja mais um Aniversário, está quase um trintão...:)


Muitos Parabéns

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Uniao Europeia...?

Uniao Europeia ou Desuniao Europeia?

depois do fracasso da Constituição Europeia, mais um fracasso, desta vez orçamental.
parece-me que este fracasso é muito mais grave que o da Constituiçao.
o Reino Unido tomou para si o papel principal neste ultimo tropeçao europeu, no entanto, devemos estar atentos ao que sucederá a Durao Barroso, que ate agora nao tem tido um mandato nada facil. pode, eventualmente, ficar no historia da UE por motivos que nada nos deverao alegrar... a ver vamos.

muito mais importante que isto:

QUANDO HA OUTRO JANTAR COSMICO?!
PORQUE É QUE A MALTA DO PORTO OU DE GAIA (entendam-se!) NAO SE CHEGA Á FRENTE PARA ORGANIZAR O DITO CUJO?!

aguardo comments...

terça-feira, janeiro 17, 2006

PR 15

"Se o Dr. Mário Soares é o porta-voz do Governo, isso é problema dele e do Governo"

Manuel Alegre

Mais um problema fictício

Só ontem, enquanto assistia ao debate "Prós e Contras", é que me apercebi que há uma polémica em torno da utilização do hino nacional num anúncio da empresa privada Portugal Telecom.

Para mim não é nada polémico e considero um absurdo perder-se tempo a discutir essa questão. Acrescento ainda que acho anúncio pouco atractivo.

Quando todos os dias ouvimos dizer que precisamos divulgar a marca Portugal no mundo, não vejo qual é o problema da utilização do hino nacional.
Haverá algum símbolo superior ao próprio nome da nação? E a bandeira nacional nas marcas de texteis nacionais, pode-se usar?

Alguém anda a querer desviar os portugueses dos assuntos que verdadeiramente afectam as suas vidas. E a comunicação social, no papel de incubadora de polémicas, alimenta esta discussão em torno de temas inúteis.

Gaiorto ou Portaia?!?

Eu gosto do Porto, realmente gosto muito do Porto!!!
Razões para isso não me faltam…a começar pelo seu vinho, que é rotulado do Porto mas produzido no Alto Douro e engarrafado em Gaia.
Só quem não conhece realmente o Porto, é que não pode gostar dele… de esquina em esquina, de cada escada de pedra mal acabada até ao beco mais recôndito, o Porto “sente”, “vibra”, e “ensina-nos” sempre coisas novas! É mesmo verdade, sinto-me muito bem no Porto.
Mas…sou e sempre serei Gaiense… daqueles que, sentado na Ribeira do Porto, por entre uma conversa de amigos, olha para a outra margem e admira a sua cidade, que se estende desde a Serra do Pilar até ao velho casario…
Já não é novidade nenhuma a ideia de alguns políticos, entre eles os Presidentes das Câmaras das referidas cidades, da união entre Porto e Gaia. Mas, cuidado que o povo já não se ilude e há muito que aprendeu a distinguir entre aquilo que é encenação politica e aquilo que é a verdadeira necessidade de ambas as Autarquias travarem entre si um dialogo aberto e leal na procura de tão desejada e benéfica cooperação.
Numa época em que a fusão de empresas, está na ordem do dia, e em que a regionalização fracassou, importa que haja bom senso e que não se deixem de lado aspectos da maior importância como são a identidade e a história de uma comunidade, assumindo que os Municípios não são empresas e que a historia nos ensina que, muitos deles até são fruto de duras lutas pela sua emancipação.
De forma muito sintética quero só referir alguns pontos interessantes e indispensáveis da história da “minha” cidade, Vila Nova de Gaia:
- Em 1255, Gaia, recebe de D. Afonso III o seu 1º Foral com o nome de “Mea Vila de Gaia”;
- Em 1288 recebe de D. Dinis o seu 2º Foral com o nome de “Vila Nova do Rei”
- Em 1384 o Mestre de Aviz, futuro D. João I, sujeita Gaia à dependência do Porto
- Em 1518 recebe de novo e agora de D. Manuel I o seu 3º Foral com o nome de “Vila Nova e Gaia”
É em 16 de Maio de 1832, pelo Decreto nº23 que a Rainha D. Maria II cria definitivamente o Município de Vila Nova de Gaia, ficando constituído pelas freguesias que presentemente o formam à excepção da Afurada, de Guetim que hoje pertence ao Município de Espinho, e de Crestuma (a minha freguesia), Avintes, Sandim e Grijó, uma vez que na época eram elas mesmas um Município próprio.
Finalmente, em 28 de Maio de 1834, tomou posse a 1ª Comissão Administrativa do actual Município de V.N.Gaia, presidida por António Rocha Leão, que ao longo dos anos se tem afirmado, sempre e cada vez mais, como um dos maiores Municípios de Portugal.
Gaia e Porto são duas cidades gémeas que obviamente têm “muito a dizer” uma à outra, mas cada uma delas com a sua personalidade própria, as suas genuínas características e as suas variadas potencialidades.
Todos sabemos que o Porto em si, não tem mais para onde crescer, e é realmente urgente, uma união de esforços, entre Gaia e Porto, em sintonia com os restantes Municípios da Área Metropolitana, para que se crie uma autêntica e poderosa “Região” a todos os níveis. Mas isso não pode ser feito à custa de uma qualquer “anexação” sem geopolítica, fazendo com que Gaia e não só sejam ainda e cada vez mais um mero dormitório do Porto. Gaia tem e merece ter cada vez mais “vida própria”.
É pela Área Metropolitana do Porto, constituída pelo conjunto dos seus nove Municípios, que passa todo o desenvolvimento equilibrado, harmonioso e justo desta Região e nunca pela simples junção/anexação de dois Municípios.
Mas, se a tal junção das cidades é mesmo assim tão benéfica como alguns proclamam, então quero deixar uma proposta no ar: porque não começar por unir, por exemplo, o F.C. Porto, o Boavista F.C., o Vilanovense e os Dragões Sandinenses para que se consiga uma super equipa Europeia?!?
E já agora, se algum dia essa ideia da junção for em frente, proponho que, em vez da futura cidade se chamar Vila Nova do Porto, como sugeriu em tempos o Sr. Presidente da Câmara da Invicta, se utilize uma coisa talvez mais moderna do género “dois em um”, tipo:
Gaiorto ou Portaia…
Fica à consideração!!!

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Porto+Gaia?

Uma vez que muitos dos participantes deste blog são destas margens do Douro (eu também sou, apesar de transferido para Guimarães...) e este começa a ser um tema a suscitar o interesse da comunidade da blogosfera, gostaria de ouvir a vossa opinião sobre o assunto.

Pessoalmente, julgo que isso era uma excelente iniciativa, a vários titulos.

Em primeiro porque demonstrava a muitas outras terras do país que é possivel a união territorial de forma a criar concelhos e freguesias mais fortes, com mais massa critica e peso orçamental e eleitoral, esse sim o factor essencial reivindicativo junto do poder central.

Em segundo porque iria permitir criar um núcleo urbano muito forte, não só do ponto de vista espacial que já existe (e se prolonga pela Maia e Matosinhos) mas também do ponto de vista político, importante para se confrontar com os fortes núcleos galegos em formação (em esepcial Vigo, Compostela e Corunha).

Em terceiro porque internamente iria criar uma cidade com peso político próximo ao de Lisboa, importante para mudar o tipo de crescimento que os poderes políticos pós-25 de Abril apostaram (fortalecer Lisboa).

Em quarto porque a política aconselhada pelos actuais estudos urbanisticos, geográficos e sociológicos vai no sentido de se apostar nas cidades-médias e na criação das cidades-região, conceito que uma cidade Porto+Gaia iria cumprir na perfeição. Afinal, ambas são separadas por um rio apenas, coisa que na maior parte das grandes cidades europeias serviu para unir ambas as margens numa grande metrópole (por exemplo, Hamburgo, Budapeste, Roma, Paris, Londres...).

Protesto contra a falta de atitude em defender a inclusão do Estádio D. Afonso Henriques no Euro 'Sub-21

Carta que enviei por e-mail para o Secretário-geral da Federação Portuguesa de Futebol ( secretario_geral@fpf.pt ):

Ex.mo Senhor
Secretário-Geral da
Federação Portuguesa de Futebol

Após o anúncio pela Federação Portuguesa de Futebol da inclusão do Estádio D. Afonso Henriques na Fase Final do Campeonato Europeu de Sub-21, fui surpreendido agora com a divulgação do respectivo calendário no site da UEFA, onde o mesmo Estádio deixa de constar, sem que surja qualquer justificação para esta escandalosa decisão e, consequentemente, para a exclusão de Guimarães do Campeonato Europeu de Sub-21.

Em todas as ocasiões em que iniciativas promovidas pela UEFA e/ou pela Federação Portuguesa de Futebol decorreram em Guimarães, sempre a Cidade respondeu com empenho, entusiasmo e espírito de colaboração, postura que certamente não foi alheia ao sucesso alcançado por todas elas, destacando-se, evidentemente, o EURO '2004.

Guimarães vive o futebol de forma acalorada, participativa, mas organizada e pacífica.

Por isso, podemos e devemos exigir um tratamento mais respeitoso e responsável por parte de quem criou fortes expectativas que agora vem defraudar, ainda por cima de forma totalmente injustificada. Mais grave ainda, não vi pela parte da FPF até ao momento qualquer tomada de posição no sentido de defender a inclusão deste estádio novamente como estava previsto inicialmente!

Como adepto do futebol e habitante de Guimarães tenho o direito a exigir da parte dos responsáveis federativos todos o máximo empenho no sentido de defender a inclusão do estádio D. Afonso Henriques nos grupos do Euro 'Sub-21. É o mínimo que podem fazer perante as gentes desta terra d'onde nasceu Portugal!

quarta-feira, janeiro 11, 2006

PR 14

"....Se ele for eleito, as pessoas ficam sem saber quem manda no país - Cavaco Silva ou José Sócrates.........Ou Cavaco Silva consegue fazer algo para que a situação [do país] não continue tão má, e então vamos ter sarilho institucional, ou então não o consegue e teremos mais problemas e conflitos sociais"

Pedro Santana Lopes

PR 13

A Marktest passa a publicar diariamente no seu site todos os resultados das sondagens para as Presidenciais que está a realizar para o Diário de Notícias e a TSF.

domingo, janeiro 08, 2006

Candidato da direita?

Acho graça a essa ideia pré-concebida que o Prof. Cavaco é o "candidato da direita"! Porque isso é incorrecto, totalmente incorrecto - e é por não perceber isso que a esquerda, toda ela, não tem um candidato com perfil vencedor... Porque apostou na simples divisão direita-esquerda e não percebeu que ao contrário dos candidatos da esquerda - esses sim, claramente "sectários" e "sectorizados" - o Prof. Cavaco emana de diversos quadrantes, que vão, sim senhor, da direita mas não se fecham aí, abrindo caminho até ao centro-esquerda, o famoso "centrão" que lhe deu 2 maiorias e a actual ao Primeiro-Ministro, José Sócrates.

Contrastando com a pluralidade de apoios e ideais que integram uma candidatura voltada para um objectivo superior a si mesma, que é o progresso de Portugal nas suas mais diversas vertentes - economico, finaceiro, social, laboral, educacional, I&D, etc - temos 5 candidaturas que nasceram e continuam a assumir-se de forma clara e amíude como contra outra candidatura, para além de emanarem 4 delas directamente de partidos e coligações políticas - Jerónimo de Sousa foi indicado pelo PCP em representação da CDU, Francisco Louçã foi escolhido pelo secretariado do BE, Garcia Pereira é o tradicional candidato a tudo do defunto PCTP-MRPP e Mário Soares foi escolhido ou impôs-se ao PS, ainda não entendi muito bem a lógica da candidatura. Sobra apenas Manuel Alegre que se perfilava para ser o candidato do PS e que devido ao episódio-Soares acabou por ser candidato contra o (ex-?)amigo de longa data e contra a vontade do próprio partido. O discurso destes candidatos é por isso confuso: ora estão a "malhar" no "candidato da direita", ora estão a "malhar" nos outros candidatos da esquerda para se tentarem afirmar sobre eles; só raramente falam sobre o país como candidatos a Presidente...

E é isso que o Povo já percebeu... E é por isso que as sondagens dos candidatos da esquerda raramente ultrapassam a casa dos 15/16%, enquanto as do Prof. Cavaco atingem de uma forma consolidada os 50% e chegam aos 60% como ainda ontem o Público anunciou... E isso só se explica se ele for o candidato da direita (da qual eu não me integro) e do centro-direita (com a qual me identifico claramente) e do centro (com o qual tenho vindo a convergir com a idade...) e até do centro-esquerda (como se percebe pelo apoio de muitos ex-comunistas e sindicalistas moderados, por exemplo). E quem não entende isto e insiste em discursos que apelidam de "candidato da direita" o Prof. Cavaco é, claramente, uma pessoa que não está em condições de julgar e avaliar a grave situação que Portugal atravessa, é uma espécie de "alienado" que não percebe que é a falta de preparação, de capacidade para o momento presente e de seriedade que enfermam as candidaturas da esquerda que fazem com que o Povo esteja a ponderar votar, massivamente, no Prof. Cavaco, portador das qualidades que nenhum do "grupo dos 5" possuí para desempenhar hoje, na conjuntura nacional e internacional, este cargo.

sábado, janeiro 07, 2006

Escolher Um Presidente da República

As próximas eleições destinam-se a escolher um Presidente da República e não um Primeiro-Ministro.

No nosso sistema constitucional, o Presidente da República deve ser um moderador, um congregador, um árbitro, um regulador político, um provedor e uma referência permanente para os cidadãos, a Nação e o Estado.
As funções de um Presidente da República são eminentemente políticas e, por isso mesmo, as qualidades que se exigem dele são sobretudo, políticas.
Um Presidente da República deve ter experiência de poder e capacidade para unir e concertar, para projectar valores, para mobilizar e para gerar confiança…
Por todas estas razões, um candidato a Presidente da República tem o dever de demonstrar que está nas melhores condições para exercer o cargo, por ter uma noção rigorosa das funções e uma história política que prova a capacidade para as desempenhar.
Para escolher um Presidente da República, a biografia política de um candidato também conta. E não há biografia sem História.


NÃO HÁ HOMENS PROVIDENCIAIS


A crise económica é um dos principais problemas do País. Para vencer a crise, é preciso crescer mais e melhor. Mas atingir esse objectivo não depende de um só homem, providencial e ambíguo. Muito menos de um perito em Finanças, com uma visão estreita e economicista, na chefia do Estado.
Depende, antes de mais, do Governo, da solidariedade institucional entre órgãos de soberania e, sobretudo, da vontade e empenho dos portugueses.
O Presidente da República tem de ser um político competente, sabedor e experiente. Não é, nem tem de ser um especialista.
Tem de garantir, isso sim, a fiscalização pública das políticas do Governo, estimulando a expressão das diferentes opiniões. Tem de defender os direitos de oposição. Tem de assegurar que há transparência nas decisões e na utilização dos recursos do país. São essas as funções essenciais de um Presidente da República…


EM POLÍTICA NINGUÉM TEM RAZÃO SOZINHO


O candidato da direita invoca permanentemente o seu passado e as suas realizações, reivindicando a exclusividade dos méritos. Mas omite sistematicamente os erros e omissões pelos quais é responsável, tal como os tabus em que se refugiou e os silêncios a que se remeteu. Isto é um claro sinal da sua arrogância, auto-suficiência e presunção.

E no entanto, foi o Governo do Bloco Central, chefiado por Mário Soares e constituído pelo PS e pelo PSD, que garantiu a adesão à C.E.E. (hoje União Europeia), que restabeleceu o equilíbrio das contas externas e recuperou a credibilidade internacional do País, transmitindo a melhor e mais rica herança que algum Governo alguma vez recebeu, em Portugal, no século XX.
O candidato da direita também esquece propositadamente que, quando foi primeiro-ministro, beneficiou de condições políticas únicas, de estabilidade e equilíbrio institucionais, que lhe foram proporcionadas pelo então Presidente da República Mário Soares...


EM POLÍTICA É PRECISO SABER UNIR


O passado político intermitente do candidato da direita demonstra que ele não é capaz de congregar equipas, de preparar sucessores e de gerar continuidade. Tal como um eucalipto, seca tudo à sua volta. Secou o seu próprio partido. Só sabe existir sozinho. Nunca governou em coligação e saiu de cena quando pressentiu que não conseguiria obter nova maioria absoluta. Desfez o tabu e fugiu.

Em contrapartida, Mário Soares chefiou um Governo com apoio minoritário e dois Governos de coligação, uma com o CDS/PP e outra com o PPD/PSD. Quando foi eleito
Presidente da República pela primeira vez, o País estava praticamente dividido ao meio e ele soube congregá-lo, mobilizá-lo e uni-lo. Cinco anos depois, foi reeleito por mais de 70 por cento dos votos, designadamente com o apoio do próprio partido chefiado pelo então primeiro-ministro e hoje candidato da direita.

Caso para perguntar: Quem está em melhores condições para unir, mobilizar, moderar e arbitrar? Quem esta em melhores condições para voltar a ser de facto, o Presidente de todos os Portugueses?


EM POLÍTICA É PRECISO SER CLARO E FRONTAL

O candidato da direita e frequentemente ambíguo e dissimulado. Para além dos silêncios e tabus que todos lhe conhecemos, nem sempre diz o que pensa e, as vezes, não pensa nas consequências daquilo que diz. Afirma que a sua candidatura é suprapartidaria e esconde os dirigentes do PPD/PSD e do CDS/PP que o apoiam, como se a candidatura não estivesse a ser preparada já há muito tempo, em articulação e com a colaboração do seu partido. Evita posições claras e frontais sobre questões difíceis, como a guerra do Iraque, o Orçamento de Estado, as políticas do Governo e as reivindicações corporativas. Promete resolver tudo, mas não diz como, nem porquê, nem com que poderes? Que o Presidente da República não tem, porque não estão inscritos na Constituição.

Ora, o Presidente da República deve ser sobretudo, um factor de união, de moderação, de estabilidade e de equilíbrio, situando-se acima dos partidos políticos e das instituições da sociedade civil, garantindo a normal e saudável concorrência entre eles.

A história, a prática política e as provas concretas que já deu, valorizam
Mário Soares para o desempenho destas funções. Tem uma experiência ímpar, esteve sempre presente nos momentos mais difíceis, nunca se eximiu a dar as suas opiniões, nunca virou a cara às dificuldades e desafios, foi capaz de governar o País em tempos de crise económica e política muito complexos, foi capaz de unir, de congregar, de mobilizar e de constituir equipas. Soube sempre concentrar-se no essencial? E essa é, seguramente, uma das mais importantes qualidades de um dirigente político.
Mário Soares tem, por isso mesmo, todas as condições indispensáveis para ajudar a devolver a confiança aos Portugueses e para ajudar a reforçar a confiança em Portugal.

sexta-feira, janeiro 06, 2006

TRRIIIMM... TRRIIIMM... TRRIIIMM...

Responde o atendedor de chamadas da Casa de Saúde:

"Obrigado por ter ligado para o Júlio de Matos (Instituto de Saúde Mental), a companhia mais adequada aos seus momentos de maior loucura."

* Se você é obsessivo-compulsivo, marque repetidamente o 1;

* Se você é co-dependente, peça a alguém que marque o 2 por si;

* Se você tem múltipla personalidade, marque o 3, 4, 5 e 6;

* Se você é paranóico, nós sabemos quem é você, o que você faz e o que quer. Aguarde em linha enquanto localizamos a sua chamada;

* Se você sofre de alucinações, marque o 7 nesse telefone colorido gigante que você, e só você, vê à sua direita;

* Se você é esquizofrênico, oiça com atenção, e uma voz interior lhe indicará o número a marcar;

* Se você é depressivo, não interessa que número marque. Nada o vai tirar dessa sua lamentável situação;

* Porém, se VOCÊ votou Sócrates, não há solução, desligue e espere até 2009. Aqui atendemos LOUCOS, não atendemos PARVOS ou INGÉNUOS! Obrigado!

A SURPRESA

Sampaio: "José Sócrates lidera o Governo de que Portugal precisa"

"O Presidente da República, Jorge Sampaio, elogiou hoje "o sentido de coragem, de determinação e de decisão" do primeiro-ministro, José Sócrates, e do seu executivo, ao qual se referiu como "o Governo de que Portugal precisa",
in Publico, 06/01/2006

nunca pensei que depois de ter interpretado tao bem o sentimento geral dos portugueses ha coisa de um ano Sampaio fizesse um elogio tao profundo a este Governo...
... porque não me parece que o "sentimento geral" sinto o mesmo que as suas palavras.

é sem duvida a surpresa do ano.

QUEM DISSO ISTO?!

"Nao haverá conflito de interesses entre a EDP e a IBERDROLA."

é uma afirmaçao anedótica! quem a tera dito?!
aguardam-se palpites!

a) Pina Moura
b) Jose Socrates
c) Fernando Rocha
d) Manuel Pinho
e) Marco Horácio
f) Bruno Nogueira

quinta-feira, janeiro 05, 2006

O "se" do costume

Os últimos comentários nos jornais dizem que se não fosse a alta do preço do crude e o défice orçamental, a economia portuguesa teria crescido a uma taxa de 2%.

Eu pergunto: será que a alta do preço do petróleo apenas foi sentida em Portugal? E de quem é a culpa do descalabro das nossas contas?
Somos um país de cenários e de lamentos.

A electricidade não vai aumentar em 2006 aquilo que se previu. As empresas portuguesas verão assim os seus custos com energia equiparados à vizinha Espanha, tornando-as deste modo mais competitivas. Este esforço será mais tarde (cerca de 2 anos) sentido por todos os consumidores.
Os sindicatos já vieram demonstrar a sua discordância por tal medida.

TRABALHADORES: SE ESTIVEREM SINDICALIZADOS NÃO PAGUEM AS QUOTAS. OS GAJOS QUE VOS DEVIAM REPRESENTAR SÓ VOS PREJUDICAM.

E este é o país em que eu vivo... Em que nós vivemos...

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Bilderberg

O Semanário faz referência a um clube que é considerado uma espécie de “Governo-sombra” a nível mundial, tipo uma maçonaria internacional, o “Bilderberg”. Coincidência ou não, quase todos os participantes das reuniões deste grupo nos tempos seguintes ascendem a altos postos de chefia.

No referido artigo é exposto os nomes de alguns portugueses que já estiveram em reuniões, entre a imensa lista encontram-se os nomes de:

Francisco Pinto Balsemão
Mira Amaral
Joaquim Ferreira do Amaral
António Barreto
Durão barroso
António Borges
Maria Carrilho
António Guterres
Vitor Constâncio
João Cravinho
José Cutileiro
José Manuel Galvão
Marçal Grilo
Miguel Horta e Costa
Margarida Marante
Vasco de Mello
Carlos Monjardino
Murteira Nabo
Carlos Pimenta
Francisco Lucas
Ricardo Salgado
Jorge Sampaio
Nicolau Santos
Artur Santos Silva
Marcelo Rebelo de Sousa
Miguel Veiga
António Vitorino
Oliveira Martins
Ferro Rodrigues
Santana Lopes
José Sócrates
Nuno Morais Sarmento

A ler aqui e também aqui

A arquitectura aos arquitectos!

Hoje defendo a brasa para a minha sardinha!

A arquitectura deve ser exercida apenas e só pelos arquitectos. É assim que se passa na União Europeia, mas em Portugal um engenheiro, um engenheiro-técnico, um agente-técnico (vulgo "desenhador") ou até um engenheiro de minas poide subscrever um projecto de arquitectura! Quando temos dores de dentes não vamos ao oftalmologista, ao enfermeiro ou ao "bruxo"; serão todos técnicos especializados mas aquele que foi preparado para nos tratar dos dentes é o dentista. Nós, "pobres" arquitectos subjogados pelo vestuto Decreto-Lei 73/73, não podemos ter essa honra de nos prepararmos para depois ver "cão e gato" a fazer o nosso serviço! Sendo que os louros do que é bom raramente recaem sob os arquitectos mas constantemente a sociedade nos recorda do péssimo urbanismo e "mamarachos" espalhados por aí que muitas das vezes nem são de autoria de arquitectos!

Serve esta introdução para dizer que foi já admitido no Parlamento a iniciativa legislativa promovida pela Ordem dos Arquitectos que visa a revogação parcial do Decreto-Lei 73/73 e cujo historial do processo pode ser conhecido neste aqui.

PR 12

Fui Convocado..:)

"Todos os portugueses estão convocados para fazer aquela escolha que melhor pode salvaguardar o futuro de Portugal"

Cavaco Silva

terça-feira, janeiro 03, 2006

Olha quem acordou...!

Profundamente imerso num anestesiante banho eleitoral para a presidencia da republica, Portugal entra no novo ano de 2006 com um sentimento economico depressivo e nada dado a motivaçoes positivas para os proximos tempos, culminar de uma forma de governação rigida e nada dialogante, catalizadora de conflitualidade social, mas assente numa maioria parlamentar absoluta (e absolutista).

e dessa maioria, um deputado da Nação em particular me motiva a escrever hoje.

mas primeiro, a minha definição de deputado à Assembleia da Republica:

um cidadão que pelas suas capacidades em dada area da actividade social, se destacou, e que por ser considerado dos mais capazes (genericamente) entre os seus pares, foi eleito para representar os demais cidadaos da melhor forma que for capaz, colocando sempre acima de tudo, os mais elevados interesses da Nação e dos Cidadãos que representa.

infelizmente tenho consciencia da realidade parlamentar portuguesa...

mas por não perceber como é o dr. JOAQUIM Augusto Nunes PINA MOURA capaz de conciliar os "os mais elevados interesses da Nação e dos Cidadãos que representa" com o cargo administrativo que ocupa na IBERDROLA é que escrevo este artigo.

não consigo encontrar resposta clarificadora para seguintes perguntas:

como pode um deputado da Nação ser director executivo de uma empresa como a IBERDROLA, quando a incompatibilidade dos cargos é gritante?!

como pode a comissao parlamentar de etica continuar em silencio quando a empresa espanhola que o deputado PINA MOURA dirige se prepara para assaltar a rival portuguesa EDP?!

como pode a consciencia colectiva do PS permitir-se ao silencio, quando um seu deputado coloca os interesses corporativos e pessoais à frente daquilo para que foi eleito?!

a minha resposta às tres questoes, de uma so vez: NAO PODE!

NAO PODE o dr. PINA MOURA ser deputado, quando tem interesses privados muito fortes, susceptiveis de porem em causa os superiores interesses nacionais;

NAO PODE a comissao parlamentar de etica (composta por 22 deputados, 22 consciencias!) continuar calada, quando estamos perante um caso de incompatibilidade obvia, e principalmente, quando o deputado PINA MOURA actua contra os principios que para mim deveriam ser sagrados para um deputado;

NAO PODE o PS continuar a assobiar para o ar, quando casos verdadeiramente escandalosos como este ocorrem com deputados seus e, neste caso, ex - minitro tambem, sob o risco de contaminar de forma irremediavel a opiniao dos portugueses acerca da politica e dos seus agentes, nomeadamente os partidos politicos.

e por fim, o presidente da republica (para justificar o titulo)...
sera recordado como o PR que acordava sempre quando a casa ja quase ruia, depois de muito arder.
infelizmente, ja o demonstrou por diversas vezes.

desta vez, foi fiel a si mesmo.
so depois de estar uma proposta em cima da mesa para a direcção da EDP é que o PR acorda estremunhado para dizer que afinal quer saber como é que vai ser o futuro da EDP;
acorda para perguntar o que se esta a passar, quando o mais importante ja se passou; e enquanto ressonava, um seu camarada de partido preparava-se para tomar de assalto uma das mais importantes empresas portuguesas, a EDP.

espero para ver o que fará a seguir o "moribundo" jorge sampaio.
espero para ver as cenas dos proximos capitulos na EDP, tendo quase como adquirido que o deputado PINA MOURA continuara a ocupar o lugar para que foi eleito na AR, assim como o cargo que ocupa na IBERDROLA.

e espero que a comunicação social acorde tambem.