sexta-feira, julho 29, 2005

Apetece-me rir...LOL

Antes de mais, muito bem-vinda Maria... Tenho a certeza que o Observador Cósmico ganhará outra vida com a tua participação.. Chlap! Chlap! Chlap! (palmas à Johny)

Em resposta ao teu post... Obrigado por me dares razão... Porque, no fundo, só estás a confirmar aquilo que eu disse... Acho que deveriam haver mais mulheres nos lugares onde as decisões são tomadas mas, não queiram negar o papel que a natureza vos ofereceu, que é serem mães...

Um grande problema da nossa espécie, é que nos julgamos superiores aos outros seres vivos... Numa coisa tenho a certeza que somos superiores: em violência e maldade premeditada...

P.S. - Proponho mudarmos o nome do nosso blogue para Observadora Cósmica... Já temos luta partidária e clubística... Vem aí a guerra dos sexos... :)))

Acho que urge a discussão sobre o ABORTO aqui neste espaço... Maria, lança os dados...

Apetece-me dizer palavrões...

Ouvi a notícia por alto... Afinal os funcionários públicos apenas terão equiparada a idade da reforma com o resto da escumalha de portugueses no ano de 2015... Até lá, a escumalha dos trabalhadores do sector privado continuarão a ser roubados para que os cidadãos de primeira classe (funcionários públicos) continuem com as mesmas regalias...

Afinal, parece que todas as medidas anunciadas por este governo que visavam introduzir mais justiça e igualdade na sociedade portuguesa não passavam de mera retórica, apenas para dar uma imagem de corajosos...

Corajosos uma ova... São é uns covardes mentirosos... Fuck para a classe política... Fuck lá para este país... Fuck, Fuck, Fuck...

Alternativa a Quioto?

Os EUA, a Austrália, a Índia, a China, o Japão e a Coreia do Sul assinaram um acordo climatérico alternativo ao Protocolo de Quioto. Segundo o presidente dos EUA, este acordo permite o desenvolvimento e a aceleração da utilização de tecnologias energéticas mais eficazes para a redução da poluição, para a segurança em matéria energética e resposta às preocupações sobre as mudanças climáticas.

Não quero estar enganado, mas parece mais um acordo de "boas" intenções, talvez para justificar a não assinatura do protocolo de Quioto por parte dos EUA e da Australia.

quinta-feira, julho 28, 2005

É hoje que alteram a lei? Despachem-se...

Como será a postura do PSD hoje, quando chegar a altura da aprovação da proposta de limitação de mandatos. Ontem resolveu adiar a comissão para hoje... Será que foi por estarem a chover pressões vindas de todo o lado? Parece-me que sim...

Sobre isto tenho um pressentimento que a lei pouco vai mudar. E, se mudar alguma coisa, não acredito que tenha efeitos retroactivos.

O que implica, no meu caso, "levar" com o presidente Mário de Almeida mais 12 anos em Vila do Conde. Serão mais 12 anos sem água potável nem saneamento básico em grande parte do concelho. Leiam esta carta aberta publicada no jornal Primeiro de Janeiro (secção de Vila do Conde) cujo autor é um dos fundadores do PS em Vila do Conde, e depois digam-me se a limitação de mandatos não tem que ser aprovada imediatamente e com efeitos retroactivos...

Um à parte. Vi (mais atento a primeira parte do que a segunda) a última entrevista de Marques Mendes no Canal 1. Eu, que apoio o Ganda Nóia desde a sua primeira candidatura à liderança do partido, não poderia ter ficado mais insatisfeito. O discurso, a falta de ideias, o criticar fácil deste governo (sem apresentar alternativas) foi para mim uma grande desilusão.

Ao dizer isto espero estar errado. Mas se estiver certo, estou a admitir que estava errado à cerca de 6 anos atrás.

Mais me convenço que, só alguém vindo de fora do aparelho dos partidos, alguém como Carrapatoso ou Borges poderá fazer algo útil por Portugal e mudar mentalidades. A classe política que está no poder, e aquela que se prepara (a nova geração), serão mais do mesmo.

Temos que mudar o regime. Do género, passar de um sistema democrático partidário, para um sistema em que a equipa governativa e a própria Assembleia da República pudessem ser constituídas por cidadãos comuns que apresentem um plano de governo ao país e que se sujeitem a eleições.

Mas voltando ao assunto, vamos ver se a classe política que lá está consegue alterar as leis que os protegem e beneficiam. Sinceramente, não acredito...

Economistas contestam grandes obras públicas

"Parece ter emergido uma corrente de pensamento que acredita que a superação da crise em Portugal pode estar no investimento em obras públicas, sobretudo se envolvendo grandiosos projectos convenientemente apelidados de estruturantes.....

.....Porque a situação é séria e o País não pode, sem pesados custos, embarcar em mais experiências fantasistas, importa dizer, de forma clara, que essa ideia é errada e a sua eventual concretização poderá ser desastrosa para o país"

O manifesto publicado no "Diario de Noticias" subscrito por treze Economistas:
António Carrapatoso,
António Nogueira Leite,
Augusto Mateus,
Fátima Barros
Henrique Medina Carreira,
entre outros.

quarta-feira, julho 27, 2005

Muitas coisas para fazer mas sem tempo para nada...


Já passou algum (bastante) tempo desde o meu último post, mas a verdade é que tenho estado realmente ocupada.....
Isto de postar... blogar (se é que assim posso escrever) ainda tem que se lhe diga... são precisas dedicar muitas horas... ser precisa, ler, descobrir novidades, levantar primícias , recomendar, etc, etc... pra não falar das redacções e correcções, e a procura da fórmula apropriada, e encontrar a frase atraente... e com isto tudo ninguém me remunera essas horas!!!! Não levem a sério, eu gosto de complicar :) No fundo quero com isto desculpar-me de uma forma mais descontraída.... sem dar sempre as mesmas desculpas aos observadores mais assíduos. Isto é um compromisso meu... vou tentar ser novamente mais participativa...

Jantar?

Para quando o nosso jantar?

"Primárias" no PS

Mário Soares e Manuel Alegre disputam presidenciais no PS

segunda-feira, julho 25, 2005

Grande Contratação - Pina

O Governo reforçou a sua equipa do ministério das finanças com um avançado que as mete sempre lá dentro. Carlos Pina vai ser o próximo Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças e prepara-se para ser o principal trunfo do governo no combate ao défice.

Ao que tudo indica, a estratégia de Pina passa por combater o défice da segurança social através de um plano muito bem orquestrado com o objectivo de aumentar a taxa de natalidade em 300% até ao fim da legislatura.

Palavras de Pina: "Bem, pelo meu país faço tudo. Estou disposto a trabalhar 16 horas por dia, com pausas de 15 minutos entre cada "medida". As candidatas podem-se escrever junto desta secretaria e podem ser oriundos de qualquer parte do mundo, desde que os rapazes e as raparigas que venham a nascer se chamem Antónios e Marias, respectivamente. Ah, não se esqueçam de pressionar o ministério da Saúde para aumentar o stock nacional de Viagra."

Faço aqui um apelo ao João César das Neves... Ó homem, é para procriar pá... Dá lá uma ajuda no combate ao défice também...

Pina, se a qualidade do investimento for boa, literalmente, podes contar comigo para ajudar a concretizar este objectivo tão nobre.

Já estou a ver os portugueses à porta do ministério, em êxtase total: "Pina, Pina, Pina, Pinagol, Pinagol, Pinagooool!!!!!"

P.S. - O anterior Pina, o Moura, foi incapaz de dar conta do recado. Tomar conta de duas "pastas", com aquela idade, era de prever que poderia acabar mal... Este é mais novo e está à frente de uma secretaria... Vamos acreditar que é possível... Forza Pina!!!

quinta-feira, julho 21, 2005

Ó pá.... Ó Coelhone...

Comentando a demissão de Campos e Cunha, Jorge Coelho considerou que "a vida de ministro é uma vida muito difícil, nomeadamente a vida de ministro das Finanças é muito cansativa". in Público

Ó pá....ó Coelhone... Mas esta é a ideia que vocês fazem dos portugueses? Devem pensar que nos tapam o sol com a peneira, não?!?

O ministro saiu por pressões vindas do aparelho socialista (de quem Coelhone é o rosto)... Pressões para não cortar nas despesas, pressões para não aumentar os impostos, pressões para anunciar projectos megalómanos... Tudo isto para que a derrota nas eleições autárquicas não sejam muito escandalosa... Só no Porto... Porque no Porto perdem o PS e o PC (Pintinho da Costa)...

Sondagem (correcção)

À segunda pergunta adiciono:
F - O "regabofe" em que está este Governo (para mim, infelizmente), após as declarações de Freitas do Amaral, do artigo de opinião de Campos e Cunha e sua presente demissão.

(Caro johny, espero que o Sócrates não tenha enganado o eleitorado, ou também sou responsável por isso...)

RE:Clap, clap, clap!???????

Welcome Rita

Pelas sempre humildes indicações do Xavier, esperamos "que te eleves aos cosmos e observarás a vida dos Terráqueos humanóides"

Quando o despertador referiu Apresentação, pensei mesmo que íamos ter em primeira mão o nome do candidato presidencial apoiado pelo Partido Socialista..........:) o tal que vai perder as eleições contra o Anibal Silva, o Cavaco.

E como já referiu o cósmico fundador, o Miguel, o blog estava mesmo a precisar da sensibilidade e de uma voz feminina.......aqui ainda não foram fixadas as quotas......:)


PS: Jonny, clap, clap, clap!???????

quarta-feira, julho 20, 2005

Sondagem

Como se sentiria se fosse o Durão Barroso? Isto é, se presidisse à Comissão Europeia e visse a mesma impôr prazos ao país que liderou por incompetência económica nos últimos 4 anos (período em que foi PM desse mesmo país)?
A - Sentir-me-ia bem.
B - Sentir-me-ia mal.
C - // muito mal.
D - Enfiava a minha cara num saco e não saia à rua durante, pelo menos, quinze anos.


Qual o momento mais ridículo?
A - O Jardim a insultar os chineses e os indianos.
B - O Jardim a insultar o Sr. Silva.
C - O Telmo Correia a dizer que não vale a pena mudar a lei do aborto, porque as mulheres em Portugal não são condenadas por o praticarem.
D - O Marques Mendes afirmando convictamente que o país estava francamente melhor (2003).
E - O Durão Barroso a presidir à Comissão Europeia que impôs limites de tempo para a diminuição do défice português e criticou a gestão do país desde, pelo menos, há 4 anos.

Agradeço as vossas participações neste inquérito cósmico.

Esclarecimento...

Em especial aos meus amigos cósmicos Pires e Johny...

Sr. Pires (lembro-me sempre daquela meia, apesar desta ser um pouco mais tolerável que o cósmico) e sr. Johny (lembro-me sempre do Johny Depp no filme "Delírio em Las Vegas", apesar deste não estar tão alucinado como o cósmico);

Não me digam que ao ser contra a guerra no Iraque, ao defender o cumprimento rigoroso do protocolo de Quioto (e sanções para os EUA), ao defender o Tribunal Penal Internacional (e sanções para os EUA) , ao defender a despenalização do aborto, o direito à eutanásia e a liberalização de todas as drogas, só para falar nos temas mais recorrentes, que estou a virar à direita...

E na economia, o que sempre me ouviram defender é concorrência leal, seja ela na indústria, na agricultura, nos serviços (concorrência entre empresas) quer ao nível do mercado de trabalho (concorrência entre trabalhadores). E neste aspecto, pelo menos a nível interno, os países anglo-saxónicos são um exemplo de sucesso.
Ao nível do mercado de trabalho o que se passa é que, as cláusulas que protegem os trabalhadores (só falando dos privados porque os trabalhadores do sector público não sentem concorrência absolutamente nenhuma, e é por issso que na generalidade gostam de greves à sexta-feira) são praticamente garantia de trabalho assegurado para o resto da vida, pelo menos enquanto a empresa não for à falência. Uma empresa não tem os clientes assegurados para o resto da vida, tem que competir, inovando, melhorando os processos de gestão, oferendo novos produtos, etc. Voltando ao mercado de trabalho, se o trabalhador sente que nada lhe pode acontecer, que o emprego dele nunca estará em causa quer produza muito ou pouco, bem ou mal, é óbvio que ele nunca produzirá com a mesma capacidade como se tivesse que provar todos os dias que é um bom trabalhador.

Por acaso podem-me apontar alguma contradição com alguma coisa que tenha dito antes neste observatório?!?

Espero que estejam esclarecidos... Para mais informações, por favor contactar o João César das Neves, o liberal que defende sexo para as mulheres só depois de casadas e apenas quando a intenção for procriar... Ou então contactem com o Xico Louçã, o liberal que defende o Estado entranhado na vida das pessoas, ou seja, a atrasar-lhes a vida...

terça-feira, julho 19, 2005

Apresentação

Não, não é a apresentação de nenhum candidato presidencial. Apenas, penso que deveria vir cá apresentar a nova "aquisição" do Sr. Pires para este blogue: Rita Novais.
Creio que me compete a mim a pequena introdução visto ser ela uma amiga minha, que depois de o Pires a convidar muito tempo a chateei e hoje (ontem, após todos os exames e mais alguns para acabar o curso), finalmente decidiu participar na observação cósmica.
Ora bem, para fazer uma pequeníssima apresentação, cá vai. Conheço-a e sou seu amigo há onze anos, faz em Setembro/Outubro doze. Creio que para me aturar estes anos todos, só pode ser boa pessoa.
Agora só espero que após esta inscrição neste clube, não demore o mesmo tempo para nos trazer o seu primeiro post.

Limitação de Mandatos

A proposta do Governo de limitação dos mandatos irá a votação antes das férias parlamentares, será votada na especialidade esta quarta-feira e em votação final global no plenário de dia 28.

A proposta, que limita a três mandatos consecutivos os cargos de primeiro-ministro, dos autarcas e presidentes dos governos regionais e que necessita de uma maioria de dois terços para ser aprovada.

Espero que não seja o PSD a chumbar esta proposta, agora é que vamos ver se o "Grande Noia" tem "medo" ou não do Alberto João.....:)

Amanhã no DN

Diogo Freitas do Amaral considera que houve falhas na forma com o Governo apresentou e explicou aos portugueses as medidas de austeridade para equilibrar as contas públicas

5 Meses

«Em cinco meses de Governo ficaram para trás as promessas de controlo do défice, de não aumentar os impostos, de fazer crescer os níveis de confiança das empresas e de combate ao desemprego através de um plano tecnológico."

"Já nem o Banco de Portugal nem o próprio ministro das Finanças acreditam que é possível recuperar a economia em 2005 ou 2006"

«Com o PS, o Estado engorda, o orçamento das famílias emagrece e a competitividade da economia diminui,......, o aumento do Iva prejudica as empresas, muitas das quais não reabrirão no Verão, e penaliza o emprego»

Luís Marques Mendes

Perder Tempo

O Governo chegou ontem a um acordo com os patrões e a UGT relativamente às primeiras alterações ao Código do Trabalho sobre o funcionamento da arbitragem na resolução de conflitos negociais.

Sem dúvida nenhuma que neste país perde-se mais tempo a desfazer o que anteriores governos fizeram do que a procurar solucionar os verdadeiros problemas do país.

Claro que, para um liberal como eu, que cada vez mais defende menos Estado a imiscuir-se na vida das empresas e das pessoas (ao contrário dos neoconservadores de direita que se dizem liberais... fazem-me rir... um liberal tem que o ser na verdadeira dimensão da palavra e não apenas ao nível da política económica... para mim as liberdades individuais valem mil vezes mais), nem sequer faz muito sentido falar em contratação colectiva.

Será que obrigar as empresas ao cumprimento das regras básicas de higiene, saúde e segurança no trabalho, a fixação de um salário mínimo nacional e a fixação de um horário laboral não é já a regulação necessária para uma lei geral do trabalho? Querem controlar tudo...

Porque as empresas para despedirem os seus colaboradores, das duas uma: ou houve uma quebra de produção e consequente diminuição do volume de trabalho necessário, ou o colaborador em causa não cumpre com as suas obrigações. Tanto num caso como noutro, não é legítimo o empresário proceder ao despedimento?

Visão simplista? As nações europeias onde existe maior rigidez das leis laborais são precisamente aquelas que não conseguem arrancar com o crescimento. Nos EUA (país que muito critico pela condução da sua política internacional, quer geopolítica quer económica) a flexibilidade do mercado de trabalho permite que haja transferência de mão-de-obra que trabalhava em sectores que perderam competitividade e cujas empresas fecharam, para novas empresas em sectores que começaram a surgir.

E não têm o Estado Social que a Europa tem... Será também por isso que há menos desempregados? É que não são raros os casos de pessoas que preferem ficar a receber durante dois anos o fundo de desemprego em vez de voltarem a trabalhar. Felizmente, penso que irá começar a haver maior rigor nesta questão.

Lamento apenas que se perca tempo, porque isso significa o adiamento de assuntos mais importantes para o futuro do país.

P.S. - O negrito é apenas para realçar aqueles meus valores, que não vejo agrupados num único partido. A direita é liberal nas políticas económicas e conservadora nos valores. A esquerda é interventiva na política económica e mais liberal nos valores. Pois bem, eu sou liberal em tudo.

segunda-feira, julho 18, 2005

O Regresso de "Jedinho"

Depois de muitos dias sem cá pôr as pontas dos dedos, eis que regresso. Ainda que cambaleante de um processo de elaboração de listas muito atribulado.
Vim cá para vos fazer justiça, isto é, dizer-vos que realmente em época de Estio o apetite para fazer seja o que for é nulo. Logo, copiarei para aqui o link a um artigo que li no 4 República: http://quartarepublica.blogspot.com/2005/07/portugueses-de-segunda.html.
Leiam e pensemos um pouco.

"Fumar Mata"


Fonte: http://objectos.blogspot.com

sexta-feira, julho 15, 2005

Desgraça atrás de desgraça para PC


Espero que a maioria absoluta de Rui Rio que se anuncia para as próximas autárquicas, seja o prenúncio de uma derrota ainda maior para o PC (leia-se pintinho da costa)... Até acabar no lugar onde todos sabemos que deveria estar... À muito...

SuperLiga 2005/2006

1ª jornada (21 de Agosto)
FC Porto-Estrela da Amadora
Guimarães-Naval
Penafiel-Rio Ave
Leiria-Braga
Sporting-Belenenses
Gil Vicente-Marítimo
Académica-Benfica
Paços de Ferreira-Nacional
Boavista-Setúbal

2º jornada (28 de Agosto)
Estrela da Amadora-Boavista
Naval-FC Porto
Rio Ave-Guimarães
Braga-Penafiel
Belenenses-Leiria
Marítimo-Sporting
Benfica-Gil Vicente
Nacional-Académica
Setúbal-Paços de Ferreira

3ª jornada (11 de Setembro)
Estrela de Amadora-Naval
FC Porto-Rio Ave
Guimarães-Braga
Penafiel-Belenenses
Leiria-Marítimo
Sporting-Benfica
Gil Vicente-Nacional
Académica-Setúbal
Boavista-Paços de Ferreira

4ª jornada (18 de Setembro)
Naval-Boavista
Rio Ave-Estrela da Amadora
Braga-FC Porto
Belenenses-Guimarães
Marítimo-Penafiel
Benfica-Leiria
Nacional-Sporting
Setúbal-Gil Vicente
Paços de Ferreira-Académica

5ª jornada (25 de Setembro)
Naval-Rio Ave
Estrela da Amadora-Braga
FC Porto-Belenenses
Guimarães-Marítimo
Penafiel-Benfica
Leiria-Nacional
Sporting-Setúbal
Gil Vicente-Paços de Ferreira
Boavista-Académica

6ª jornada (2 de Outubro)
Rio Ave-Boavista
Braga-Naval
Belenenses-Estrela da Amadora
Marítimo-FC Porto
Benfica-Guimarães
Nacional-Penafiel
Setúbal-Leiria
Paços de Ferreira-Sporting
Académica-Gil Vicente

7ª jornada (16 de Outubro)
Rio Ave-Braga
Naval-Belenenses
Estrela da Amadora-Marítimo
FC Porto-Benfica
Guimarães-Nacional
Penafiel-Setúbal
Leiria-Paços de Ferreira
Sporting-Académica
Boavista-Gil Vicente

8ª jornada (23 de Outubro)
Braga-Boavista
Belenenses-Rio Ave
Marítimo-Naval
Benfica-Estrela da Amadora
Nacional-FC Porto
Setúbal-Guimarães
Paços de Ferreira-Penafiel
Académica-Leiria
Gil Vicente-Sporting

9ª jornada (30 de Outubro)
Braga-Belenenses
Rio Ave-Marítimo
Naval-Benfica
Estrela da Amadora-Nacional
FC Porto-Setúbal
Guimarães-Paços de Ferreira
Penafiel-Académica
Leiria-Gil Vicente
Boavista-Sporting

10ª jornada (6 de Novembro)
Belenenses-Boavista
Marítimo-Braga
Benfica-Rio Ave
Nacional-Naval
Setúbal-Estrela da Amadora
Paços de Ferreira-FC Porto
Académica-Guimarães
Gil Vicente-Penafiel
Sporting-Leiria

11ª jornada (20 de Novembro)
Belenenses-Marítimo
Braga-Benfica
Rio Ave-Nacional
Naval-Setúbal
Estrela da Amadora-Paços de Ferreira
FC Porto-Académica
Guimarães-Gil Vicente
Penafiel-Sporting
Boavista-Leiria

12ª jornada (27 de Novembro)
Marítimo-Boavista
Benfica-Belenenses
Nacional-Braga
Setúbal-Rio Ave
Paços de Ferreira-Naval
Académica-Estrela da Amadora
Gil Vicente-FC Porto
Sporting-Guimarães
Leiria-Penafiel

13ª jornada (4 de Dezembro)
Marítimo-Benfica
Belenenses-Nacional
Braga-Setúbal
Rio Ave-Paços de Ferreira
Naval-Académica
Estrela da Amadora-Gil Vicente
FC Porto-Sporting
Guimarães-Leiria
Boavista-Penafiel

14ª jornada (11 de Dezembro)
Benfica-Boavista
Nacional-Marítimo
Setúbal-Belenenses
Paços de Ferreira-Braga
Académica-Rio Ave
Gil Vicente-Naval
Sporting-Estrela da Amadora
Leiria-FC Porto
Penafiel-Guimarães

15ª jornada (18 de Dezembro)
Benfica-Nacional
Marítimo-Setúbal
Belenenses-Paços de Ferreira
Braga-Académica
Rio Ave-Gil Vicente
Naval-Sporting
Estrela da Amadora-Leiria
FC Porto-Penafiel
Boavista-Guimarães

16ª jornada (21 de Dezembro)
Boavista-Nacional
Setúbal-Benfica
Paços de Ferreira-Marítimo
Académica-Belenenses
Gil Vicente-Braga
Sporting-Rio Ave
Leiria-Naval
Penafiel-Estrela da Amadora
Guimarães-FC Porto

17ª jornada (8 de Janeiro)
Nacional-Setúbal
Benfica-Paços de Ferreira
Marítimo-Académica
Belenenses-Gil Vicente
Braga-Sporting
Rio Ave-Leiria
Naval-Penafiel
Estrela da Amadora-Guimarães
FC Porto-Boavista.

Jantar Cósmico/Tertúlia

Eu alinho sempre........... por mim dia 22 ou dia 29 de Julho.

Em Portugal (Guimarães)? ou em Vila do Conde?

PS: Confirmem Disponibilidade

quinta-feira, julho 14, 2005

Quase Virgens



Como não há temas que surjam com este calor.... Aqui fica uma foto do meu local de sonho para umas férias... Para a vida se me saír o euromillions na sexta... eheh... As Ilhas Virgens nas Caraíbas.... Só prometo a todos os cósmicos um mês com tudo pago... No Hilton Hotel, que não aparece aqui, mas que são uns bungalows no meio do mar com o chão em vidro....

Lindo. Maravilhoso. Um regalo para os olhos. Um sedativo para o espírito. Simplesmente, o paraíso.

quarta-feira, julho 13, 2005

BP - Bombeiro de Portugal

Com Vítor Constâncio como chefe de corporação, o Banco de Portugal mais parece um bombeiro a apagar os incendiários do governo e do aparelho socialista.

Agora veio rever em baixa o crescimento para 0.5%, quando no final do ano passado as previsões apontavam para um crescimento de 1,6%. Cada vez mais me convenço, apesar de pouco entender de estatística, séries matemáticas e econometria, de uma coisa tenho a certeza: os modelos em que assentam as previsões deixam muito a desejar.

Espero estar enganado, mas este pessimismo todo da parte do Banco de Portugal, surgiu para o sr. Sócrates se ancorar nele e assim recusar entrar novamente na onde de gastos que o aparelhista sr. Jorge Coelhone exigia para vencer as eleições autárquicas.

Mais, irá servir para aumentar novamente os impostos a partir de 2006 e, deste modo e mais uma vez, fazer exactamente o contrário daquilo que prometeu quando se candidatou: não aumentar os impostos...

O Banco de Portugal surge neste processo todo como o guerrilheiro que vai à frente de todos com uma catana a abrir terreno e a cortar mato... Tudo para que o governo não se pique nem se arranhe muito...

A vista de um Satélite

A visitar este site:

http://maps.google.com/

seleccionem a opção satélite. Fantástico

Portugal em Chamas

Fonte: "no comment" - EuroNews

terça-feira, julho 12, 2005

Porque a Vida é Bela...

Aqui vão algumas citações cujo tema é a BELEZA:


"É a beleza que começa a agradar e a ternura completa o encanto."
Autor: Fontenelle , Bernard


"A beleza é a harmonia entre o acaso e o bem."
Autor: Weil , Simone


"Beleza, presente de um dia que o Céu nos oferece."
Autor: Lamartine, Alphonse de


"A beleza do espírito, causa admiração; a da alma, estima; e a do corpo, amor."
Autor: Fontenelle, Bernard


"O belo é o esplendor da ordem."
Autor: Aristóteles

segunda-feira, julho 11, 2005

Voltei

Para quem notou a minha ausência, fiquem descansados que eu não fugi......embora considere os fugitivos, pessoas com muita sorte, uns chegam mesmo a ser “Altos Comissários para os Refugiados” ou ate ”Presidentes da Comissão Europeia”, entre outros......:)..mas eu não sou fugitivo, VOLTEI

Depois de passar uns dias com muito trabalho….consegui auferir umas merecidas e muito desejadas férias........mas infelizmente já acabaram.

Depois de ler os posts aqui colocados na minha ausência, não poderia de manifestar e partilhar, como já aqui foi exteriorizado, a minha repugnação relativamente aos atentados em Londres.

Quando e Como é que isto vai acabar?

sexta-feira, julho 08, 2005

Renunciar aos interesses, Saber lutar

Concordo em grande parte com as palavras do nosso amigo cósmico Nuno Silva Leal. É de facto revoltante a forma como inocentes são atacados, mortos por indivíduos sem escrúpulos conduzidos por valores que escravizam a humanidade.

Fui contra a guerra no Iraque. E a prova está aí... Nada de armas de destruição em massa e atentados contra tudo e todos dia após dia. E o petróleo sempre a subir....

Acabei de ler um livro de Henry Kissinger que se chama "Precisará a América de uma Política Externa?", onde ele faz uma leitura geopolítica do mundo actual. O último capítulo foi o único escrito após os atentados às torres gémeas. Pois bem, concordo com ele que a melhor forma de combater o terrorismo (uma guerra que será longa e nada convencional) seja através de ataques a países que alberguem terroristas de forma oficial, como era o caso do Afeganistão. Mas esta luta é sobretudo dos serviços secretos e de inteligência. Não é uma luta entre exércitos.

Henry Kissinger diz que é absolutamente essencial atacar as escolas de terrorismo, mas é fantástico como não cita a Arábia Saudita. O wahabismo, corrente do islão mais ortodoxa e radical, é ensinada nas escolas da Arábia Saudita. Mas lá os americanos não vão, porque sabem que aquilo lá é um barril de pólvora e a monarquia, aliada dos americanos, está a ser posta em causa como nunca antes foi.

O problema é grave. Temos que atacá-lo com todas as forças e nos sítios certos. A hipocrisia não pode ter lugar quando se trata de vidas humanas.

Os nossos valores de liberdade, justiça, paz e igualdade de oportunidades têm que ser defendidos custe o que custar.

quinta-feira, julho 07, 2005

Horror em Londres

Quase 4 anos depois de Nova York, 3 anos depois da Indonésia e 1 ano depois de Madrid, o horror do terrorismo sem cartacter e sem distinção de inocentes fez-se voltar a sentir, bem no centro da capital britanica.

Já o escrevi e disse antes (nomeadamente na Linha de Rumo) e continuo a achar o mesmo: o mundo ocidental, da democracia e das liberdades de pensamento, movimento e expressão está a ser cobardemente atacado por alguns radicais islamitas. Chamem-lhe terrorismo, radicalismo ou o que preferirem. Eu chamo-lhe GUERRA. Porque aquilo que a Al Qaeda tem feito é atacar aquilo que são os simbolos da civilização ocidental. Democrática. Atacou a economia simbolizada nas torres gémeas de Nova York. Atacou o turismo simbolizado no paraíso turistico da Indonésia. Atacou a livre eleição de dirigentes de um país através do condicionamento psicológico do eleitorado nas vésperas das eleições legislativas de Espanha. E atacou a tradição e culturas europeias no local onde nem Hitler conseguiu ter sucesso. Atacou a economia, o lazer, a democracia e a cultura e tradição. São momentos chave do estilo de vida ocidental. Que eles rejeitam. Que eles não querem ver disseminado entre as pessoas que dominam, sobre as quais exercem o seu poder de forma autocrática e autoritária, nada livre e democrática, bem pelo contrário.

E para grandes males, grandes remédios, digo eu.

Não podemos nem devemos pactuar mais com isto. Pequenas medidas que a Democracia vai tomando jogando regras claras para combater o terrorismo sujo e sem regras não servem para nada.

A cada um como a cada qual, digo eu.

As regras da Democracia, como o respeito das liberdades individuais deve ser válida apenas para aqueles que joguem dentro dessas regras. Para quem não joga, deve ser retaliado de forma energica e eficaz. Já ouvi dizer que se devia expulsar tudo o que é islamista da Europa. O que não é possivel fazer, com toda a certeza, mas faz sentido, porque em guerra não sabemos quem é o inimigo e o amigo na outra facção. Paga o justo pelo pecador? Talvez, mas em tempo de guerra primeiro estamos nós e os nossos e depois é que estão os "inimigos".

Enfim... Talvez seja a raiva a falar... Mas o que é facto é que estou cheio destes ataques que os islamitas radicais têm feito nos nossos países, no nosso meio, ao nosso estilo de vida. Eles querem vencer pelo terror. Mas não irão prevalecer!

terça-feira, julho 05, 2005

Belmiro - O Pedinte

No debate de ontem assisti ao Sr. Belmiro de Azevedo a questionar o comissário europeu, Joaquin Almúnia, sobre o controlo de Bruxelas sobre a afectação dos fundos estruturais. E deixou muito claro que estava ali para defender a sua "dama". Não quero dizer que ele estivesse certo ou errado, apenas me deu a ideia que estava ali para defender os seus interesses.

Relativamente a estes projectos megalómanos e estruturantes para o país (Aeroporto da OTA e TGV), concordo que o país adopte os projectos (traçados e tipo de transporte no caso do TGV) mais rentáveis para as nossas empresas e famílias. Daí achar que a linha Porto-Vigo e Porto-Lisboa sejam fundamentais, principalmente no transporte de mercadorias. São estes projectos estruturantes que compete ao Estado executar. Também competiria ao Estado construir uma central nuclear, mas veja-se que um grupo de empresários portugueses foi capaz de apresentar um projecto totalmente composto por capitais privados para a realização do projecto. Vamos ver se o Estado complica ou facilita a construção de tal estrutura, mais essencial que o TGV.

Concordo que o Estado devia apoiar um sector industrial específico, como a Finlândia fez com a indústria das telecomunicações. Por exemplo, apostar na nanotecnologia ou na robótica.

Para isto, para tanto investimento, é imperioso reduzir as despesas correntes. Só desta forma conseguiremos libertar recursos para haver um impulso efectivo por parte do Estado a um sector industrial específico.

O problema é que o conflito entre as várias opções e a inexistência de um plano em que os 2 maiores partidos nacionais estejam de acordo, mina completamente qualquer tentativa de realização eficiente e no devido tempo de qualquer que seja o projecto estruturante para o país. Dá a ideia que tem que haver rotatividade entre PS e PSD, para fazer desfazer e refazer projectos. Assim toda a gente ganha algum. Veja-se o caso do Aeroporto e do TGV, quantos projectos já estiveram em cima da mesa?!?

sexta-feira, julho 01, 2005

Hasta la vista, barnabé...

Pelo que me apercebi o famoso blogue "Barnabé" vai encerrar por falta de entendimento e graves discordâncias (quiça insultos) entre os seus membros. É triste, e de certa forma espelha a cultura política de falta de tolerância dos portugueses. Algo que no observadorcósmico, acredito, jamais acontecerá... Apesar de não ser um leitor do Barnabé, fico com uma ideia sobre o blogue, muito provavelmente errada mas corrijam-me se tal for o caso, era um blogue de muita demagogia política. E disso está o país cheio...

Considero isto um pronuncio da crise que se vive actualmente. A hora da verdade chegou. As medidas não podem mais ser adiadas e , como seria de esperar, estão a levantar uma enorme celeuma na esquerda e na direita. Na esquerda quando afecta os funcionários públicos que não são de topo (que até se podem compreender melhor), mas que são muitos mais e logo representam muito mais despesa para o Estado. Na direita quando afecta os funcionários públicos de topo. Qualquer medida para cortar previlégios a estes, vêm logo os neo-conservadores do PP dizer que o Governo está a fazer demagogia política....

O meu querido pai já vem dizendo à algum tempo: A nossa democracia não dura 50 anos.

Eu refuto esta ideia, dizendo que estamos inseridos na Europa e na Nato e que será impossível ocorrer uma guerra civil. Continuo a achar o mesmo, mas não tão convictamente...

Digo-vos caros cósmicos, porque começo a sentir na pele (coisa que nunca me aconteceu até agora), as coisas estão NEGRAS.

Esperemos por melhores dias, mas não o façamos sentados...