domingo, novembro 06, 2005

O que se passa na França?

O que se passa na França? Será um problema meramente francês ou uma questão que deve ser discutida e servir de exemplo para toda a Europa?


A origem destes incidentes resulta dum facto dramático coincidente com a morte de dois rapazes que, supostamente, eram perseguidos pela polícia local. Esse rumor foi suficiente para desencadear esta guerrilha suburbana a que assistimos pela décima noite consecutiva em Paris e arredores.


Eu acredito que o que se passa, actualmente, na França é o reflexo de uma sucessão desastrosa de politicas de descriminação e segregação racial. Acontece na França e um pouco por toda a Europa (Portugal incluído), a marginalização para guetos de uma panóplia de origens que podem fundir-se num descontrolo generalizado. A França sempre foi um país de imigrantes e como tal sente agora o reflexo de uma desorganização na recepção das comunidades que procuram refugio naquele país. Focos de instabilidade social resultam, em caso de tensão, no que assistimos actualmente.


Será isto a evulsão de uma reforma social francesa que pense nas comunidades minoritárias, cada vez mais maioritárias?

3 comentários:

Miguel V. Carvalho disse...

O que se passa é grave, de facto.

Pelas informações que são divulgadas, trata-se essencialmente de jovens delinquentes, que até têm acesso à internet para concertarem as suas acções.

Defendo mão pesada para acabar o mais rapidamente possível com esta violência.

Ao mesmo tempo, é urgente a Europa, e não só a França, repensar a política de inserção das famílias imigrantes.

Macedo disse...

Viva caro bloguista miguel!

De facto é mesmo urgente repensar as politicas de inserção dos imigrantes pk segundo o k tenho visto e lido na imprensa, a maior parte dos países europeus adotpou as políticas de inserção que a França iniciou no século passado. E o resultado dessas politicas está a revelar-se agora como desastroso.
Segundo li hoje, ja aparecerem focos de violência na Bélgica. Isto será queu se vai alastrar pela Europa?

Acho que nos esperam tempos dificeis!

"Fernando Pessoa" disse...

Acho importante refletir,

Depois destes "atentados Terroristas" estará a Extrema Direita a ganhar ainda maior receptividade nos eleitores Franceses?