domingo, outubro 30, 2005

Crónica Semanal



O que é a metafísica?

Caros leitores, em primeiro, um pedido de desculpas pelo silêncio a que o meu verbo votou a crónica, que me propuz escrever neste querido blog.

Em segundo lugar, quero hoje versar sobre um tema que é o maior dos tabús da nossa época: a metafísica.

A evolução do pensamento científico e o advento da Física, como força motriz e antídoto para o pensamento, levou a concluir que só as pessoas de cultura desactualizada e com falhas de preparação científica se debruçam ainda hoje com a metafísica.

A metafísica, é a ciência que estuda o etéreo, o pensamento, a essência e a transcendência. Uns chamam-lhe pedra filosofal, outros Nirvana.

Ao problema antigo da causa das coisas, o homem actual substituíu-o pelo problema do valor das coisas. No entanto o aspecto axiológico, não releva nada, porque os axiomas de ontem não são os principios de hoje e vice-versa, pelo que a casuistica das coisas terá de questionada no plano transcendental.

O pensamento, é o quid de tudo, a raison raissonance do Universo, e como Berkeley afirmou as coisas só existem porque as imaginamos. O mundo pode ser virtual e o homem também, a única coisa que sabemos que, efectivamente, existe é o pensamento.

O pensamento esconde súburbios inimagináveis e tem ruelas por descobrir em cada ser humano. Se Deus existe, ele encontra-se no etéreo, no pensamento. Se a pedra filosofal existir, ela igualmente encontra-se no plano mais recondito do pensamento.

A metafísica é o sumo transcendental do quid da alma e terá de ser uma busca completa e total da humanidade. O nosso escopo tem de ser a antimatéria, como definiu Einstein e nunca a matéria em si... porque a Física desgasta o homem e retira-nos a capacidade de sonhar com as coisas que importam para a nossa felicidade e, que nunca se conseguirão reduzir a uma fórmula ou equação matemática. O Amor faz parte da metafísica e é inimaginavel uma equação quântica para o traduzir...


Se queremos ser felizes teremos de abandonar a prodigalidade material e axiológica e passear pelo pensamento.

2 comentários:

johny disse...

Este post aborda uma questão com séculos de discussão, ao nível da ciência económica!

Como é que se devem abordar científicamente as questões de índole social? com base nos métodos hipotético-dedutivos das ciências naturais? ou naõ?
Qual a importância dos factos históricos?
Valerá a pena perder tempo com previsões económicas, por exemplo?

Alguma vez iremos compreender estes fenómenos? seja por q método?

Não sei...mas gosto deste tema!

Rui Damas disse...

obrigado johny, por comentares sempre de forma tão pertinente!