

O que é a metafísica?
Caros leitores, em primeiro, um pedido de desculpas pelo silêncio a que o meu verbo votou a crónica, que me propuz escrever neste querido blog.
Em segundo lugar, quero hoje versar sobre um tema que é o maior dos tabús da nossa época: a metafísica.
A evolução do pensamento científico e o advento da Física, como força motriz e antídoto para o pensamento, levou a concluir que só as pessoas de cultura desactualizada e com falhas de preparação científica se debruçam ainda hoje com a metafísica.
A metafísica, é a ciência que estuda o etéreo, o pensamento, a essência e a transcendência. Uns chamam-lhe pedra filosofal, outros Nirvana.
Ao problema antigo da causa das coisas, o homem actual substituíu-o pelo problema do valor das coisas. No entanto o aspecto axiológico, não releva nada, porque os axiomas de ontem não são os principios de hoje e vice-versa, pelo que a casuistica das coisas terá de questionada no plano transcendental.
Se queremos ser felizes teremos de abandonar a prodigalidade material e axiológica e passear pelo pensamento.
2 comentários:
Este post aborda uma questão com séculos de discussão, ao nível da ciência económica!
Como é que se devem abordar científicamente as questões de índole social? com base nos métodos hipotético-dedutivos das ciências naturais? ou naõ?
Qual a importância dos factos históricos?
Valerá a pena perder tempo com previsões económicas, por exemplo?
Alguma vez iremos compreender estes fenómenos? seja por q método?
Não sei...mas gosto deste tema!
obrigado johny, por comentares sempre de forma tão pertinente!
Enviar um comentário