sábado, outubro 22, 2005

Comentário a «já lhe chamam D. Sebastião»

Caro Xanear


Permite-me que faça uma pequena adenda ao teu post e à tua análise dos candidatos. Todos esperávamos um Cavaco candidato. Correcto. Mostraste-o com clarividência. No entanto, não concordo quando escreves que o Manuel Alegre concorre numa ”…lógica presidencialista: independente e com optimismo democrático (…) de debater democraticamente as ideias e projectos para Portugal sem qualquer ambição pessoal no primeiro plano...”.

Recentemente, numa discussão política, tomei conhecimento de outra explicação/teoria para a candidatura de “Manuel poeta”. Sem mais demoras apresento aqui o fundamento da candidatura de M.A (se calhar já discutida entra vocês). Ao contrário do que a maior parte do país pensa MA concorre com o apoio do Partido Socialista, embora numa lógica dissimulada de não-apoio. Esta teoria para a candidatura de MA, analisa a candidatura de Mário Soares como débil, com sérios riscos de não se tornar suficiente para uma vitória eleitoral esquerdista. Assim, MA (enquanto suposto candidato independente) teria a função de furtar votos à direita e assim impedir uma vitória na primeira volta. Isto porque os candidatos que a esquerda reuniu não são capazes do desvio dos votos da direita mas apenas da fragmentação da esquerda. Com um candidato “renegado” pelo partido, a probabilidade da direita apoiar um homem de esquerda torna-se exponencialmente maior. E numa segunda volta entre os candidatos Soares e Silva a batalha política resumida a dois, não permite a fragmentação da esquerda/direita, logo mais vantajoso para Soares.

Questionei-me se seria MA capaz de tal jogo político sendo ele um “romântico democrático”. Creio que sim; devido fundamentalmente à sua inquestionável dedicação partidária.
Estamos perante uma das mais rebuscadas jogadas políticas do partido socialista dos últimos anos.

Saudações a todos

7 comentários:

Miguel V. Carvalho disse...

"E numa segunda volta entre os candidatos Soares e Silva a batalha política resumida a dois, não permite a fragmentação da esquerda/direita, logo mais vantajoso para Soares."

Se em vez de Soares estivesse Alegre teria percebido...

Foi engano teu? Ou fui mesmo eu que não percebi?

Macedo disse...

O que tento dizer é que numa segunda volta irá existir um só candidato da esquerda e desta forma uma união da esquerda. Com a acção de Manuel Alegre no eleitorado da direita, a probabilidade dos mesmos repetirem o voto na esquerda é maior. Claro que estamos perante um jogo político e perante uma teoria. E como tal, posso estar a falhar na sua análise.

Agora, qual será o candidato que a esquerda conseguirá manter na segunda volta? Será Soares? Eu acredito que sim essencialmente porque a maior parte do eleitorado da esquerda o ditará. Se ganhará? Eu acredito que tal dependerá da acção de Manuel Alegre junto do eleitorado da direita.

Renato Ribeiro disse...

Finalmente alguem fez a analise politica correcta!
Isto é o que penso há muito tempo e tenho quase a certeza que é exactamente isto o que se passa... Como dirigente da J.S. a nivel nacional e do P.S. a nivel distrital e concelhio, já ouvi várias vezes esta tese nos "corredores" e não tenho quase nenhuma duvida que esta é a melhor leitura...

Miguel V. Carvalho disse...

Acreditem: quem for de direita e votar Alegre numa primeira volta, JAMAIS, vota Soares na segunda.

Macedo disse...

Caro Miguel, o voto da direita passar para a esquerda não me parece assim tão improvável como julgas. Neste momento, Soares tem uma posição fragilizada pelo estigma da idade. No entanto, Cavaco tem um segundo mandato desastroso que muitas recordações deixou aos portugueses. No entanto, Soares consegue, como político de valia e tendo tempo e condições, alterar, até em seu favor, a questão da idade. Já Cavaco poderá ter deixado marcas inarrecadáveis na memória do eleitorado português.
E aqueles da direita que desviarão os seus votos para a esquerda não são os filiados em partidos mas sim homens e mulheres comuns, que pouca diferença notam entre as partes ditas; Vulgarmente designados como indecisos que habitualmente votam na direita mas que o seu rigor partidário não é genuíno ou imutável.

Saudações

Macedo disse...

NOTA: perdoa-me a repetição do segundo no entanto. Leia-se: "Soares consegue, como...." A pressa sempre foi inimiga das perfeições. :)

Saudações

XanaeR disse...

eu faço outra leitura e peço desculpa pela simplicidade do raciocinio: socrates quer afastar as figuras socialista mais incomodas, e a derrota de soares sera tao benefica para a sua liderança como as derrotas de soares junior e carrilho.

a teoria tem logica, mas é uma jogada muito arriscada. eu estou convencido que não acontecera segunda volta. a esquerda esta muito fraccionada e o odio da esquerda a cavaco é proporcional ao odio dessa mesma esquerda a soares.

mas isto ainda vai dar "uma ganda volta"...